segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A evolução do registo de dadores

1. - Portugal regista anualmente cerca de 1.000 novos casos de leucemia. A leucemia não distingue idade, sexo, ou condição social, mas nas suasVariantes agudas tem uma incidência particular em jovens e crianças.

2 - Uma elevada percentagem dos doentes com leucemia necessita de realizar um transplante de medula óssea como recurso terapêutico final que lhe assegure a sobrevivência.
3 - É desejável que o doador das células seja um irmão, porque entre irmãos é maior a probabilidade de encontrar um dador compatível - em média. Estatística, 1 em cada 4 irmãos é compatível.

4 - Quando o doente não tem irmãos, ou os irmãos não são compatíveis,Procura-se encontrar um dador compatível fora da família. É possível, mas é muito mais difícil. Pode ser necessário pesquisar entre 100.000, 200.000, 500.000, ou mais de 1.000.000 de dadores. Daí a importância dos registos nacionais de dadores.

5 - Os registos nacionais estão ligados numa rede de solidariedade mundial, abrangendo hoje um universo de mais de 13.000.000 milhões de pessoas.

6 - Doar medula óssea não tem risco, nem acarreta sofrimento físico para o dador. É um gesto muito simples, e com esse gesto, uma vida pode ser salva.

7 - Deixamos a mensagem aos portugueses em condições de serem Dadores de medula: “dê o melhor de si: salve uma vida!”

8 - Muitos milhares responderam a este apelo. É ao seu espírito solidário que se deve o enorme sucesso europeu e mundial do registo português nos últimos 2 anos.

Merece especial destaque o extraordinário trabalho realizado pelos profissionais do Cedace (centro nacional de dadores de medula óssea) e dos centros de histocompatibilidade de Lisboa, Porto e Coimbra. Foi o empenho de todos que colocou o registo português na posição que vou descrever a seguir, e para o qual a APCL contribuiu, nos últimos 2 anos com o montante de 268.500 euros.

Fonte: http://www.apcl.pt/PresentationLayer/ctexto_01.aspx?ctextoid=259&ctlocalid=37

Sem comentários:

Enviar um comentário