segunda-feira, 19 de outubro de 2009

7 anos de Narizes Vermelhos





A festa dos 7 anos da Operação Nariz Vermelho contou com a participação de vários famosos e da ministra da saúde.

Esta festa serviu também de mote para o lançamento da campanha "Ponha o Nariz por esta Causa"!

Da minha parte seguem os Parabéns à Beatriz Quintella e a todos os que fazem parte daquela maravilhosa equipa!

A evolução do registo de dadores

1. - Portugal regista anualmente cerca de 1.000 novos casos de leucemia. A leucemia não distingue idade, sexo, ou condição social, mas nas suasVariantes agudas tem uma incidência particular em jovens e crianças.

2 - Uma elevada percentagem dos doentes com leucemia necessita de realizar um transplante de medula óssea como recurso terapêutico final que lhe assegure a sobrevivência.
3 - É desejável que o doador das células seja um irmão, porque entre irmãos é maior a probabilidade de encontrar um dador compatível - em média. Estatística, 1 em cada 4 irmãos é compatível.

4 - Quando o doente não tem irmãos, ou os irmãos não são compatíveis,Procura-se encontrar um dador compatível fora da família. É possível, mas é muito mais difícil. Pode ser necessário pesquisar entre 100.000, 200.000, 500.000, ou mais de 1.000.000 de dadores. Daí a importância dos registos nacionais de dadores.

5 - Os registos nacionais estão ligados numa rede de solidariedade mundial, abrangendo hoje um universo de mais de 13.000.000 milhões de pessoas.

6 - Doar medula óssea não tem risco, nem acarreta sofrimento físico para o dador. É um gesto muito simples, e com esse gesto, uma vida pode ser salva.

7 - Deixamos a mensagem aos portugueses em condições de serem Dadores de medula: “dê o melhor de si: salve uma vida!”

8 - Muitos milhares responderam a este apelo. É ao seu espírito solidário que se deve o enorme sucesso europeu e mundial do registo português nos últimos 2 anos.

Merece especial destaque o extraordinário trabalho realizado pelos profissionais do Cedace (centro nacional de dadores de medula óssea) e dos centros de histocompatibilidade de Lisboa, Porto e Coimbra. Foi o empenho de todos que colocou o registo português na posição que vou descrever a seguir, e para o qual a APCL contribuiu, nos últimos 2 anos com o montante de 268.500 euros.

Fonte: http://www.apcl.pt/PresentationLayer/ctexto_01.aspx?ctextoid=259&ctlocalid=37

Transplante de medula óssea

Como se processa, quem pode ser dador, quem paga a doação. Todas as respostas sobre o transplante de medula óssea.

Como posso ser dador de medula óssea?

Se tem entre 18 e 45 anos, boa saúde e gostava de ser dador voluntário de medula, basta que transmita ao Centro Nacional de Dadores de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão (CEDACE) ou aos centros de sadores a sua vontade.
Deverá fornecer nome e morada, após o que irá receber um folheto informativo do processo e um pequeno questionário clínico que deverá preencher e devolver. Esse questionário vai ser depois avaliado por um médico. Caso não haja nenhuma contra-indicação, será chamado para fazer os seguintes testes:

Tipagem HLA_AB DR
Marcadores virais: HbsAg, Anti-HCV, Anti-HIV 1, 2
Estes dados serão guardados numa base informática nacional e internacional e serão usados sempre que um doente nacional ou internacional seja proposto para transplantação de medula óssea.

O que é o CEDACE?
CEDADE é a designação abreviada de Centro Nacional de Dadores de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão. Na prática, trata-se do Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea, criado em 1995, com o objectivo de responder a doentes que necessitavam de um transplante mas não tinham dador familiar compatível.

O que é a medula óssea?

A medula óssea é um tecido de consistência mole que preenche o interior dos ossos longos e as cavidades esponjosas de ossos, como por exemplo os da bacia.
É nesse tecido que existem células progenitoras, ou seja, com capacidade para se diferenciarem e dar origem a qualquer célula do sangue periférico. São as chamadas stem cell ou células progenitoras/estaminais, em português. Estas células renovam-se frequentemente, mantendo um número relativamente constante.
Apesar de genericamente se falar de transplantação de medula óssea, de facto o que se faz é uma reinfusão ou transfusão no doente de células progenitoras retiradas da medula do dador. Estas células saudáveis vão substituir as células doentes e são responsáveis pela formação de novas células saudáveis. Mas para que o transplante tenha sucesso, as células saudáveis devem ser o mais possível compatíveis com as células do doente.

Como se processa a colheita de células de transplantação óssea?

Existem dois processos de colheita de células para transplantação de medula:

- Colheita a partir da medula óssea - Células progenitoras colhidas do interior dos ossos pélvicos. Requer geralmente anestesia geral e uma breve hospitalização;

- Colheita de células progenitoras periféricas - Colheita feita no sangue periférico, através de um processo chamado aférese, em que o dador tem de tomar previamente um medicamento que é um factor de crescimento que vai fazer aumentar a produção de células progenitoras no sangue.
Além destes dois métodos, existe ainda outra fonte de células progenitoras que são as células do cordão umbilical. Neste caso, após consentimento prévio da mãe, as células são colhidas do cordão umbilical quando o bebé nasce. O cordão umbilical tem uma percentagem muito elevada de células progenitoras mas como a quantidade geralmente é pequena, são utilizadas, sobretudo, na transplantação de crianças.

Qual a probabilidade de encontrar um dador compatível?

Considerando todas estas abordagens, aproximadamente 80 por cento de todos os doentes têm, pelo menos, um potencial dador compatível. Esta percentagem subiu significativamente (em 1991 era 41 por cento) depois do esforço que foi feito mundialmente no recrutamento de dadores. Só que nem todos os doentes para os quais foi identificado um dador idêntico chegam à fase do transplante.

Pode um dador desistir do processo após saber que é compatível com um doente?

Como voluntário o dador não tem nenhuma obrigação legal. Um potencial dador com compatibilidade com um doente que necessite de transplante de medula pode, por diversas razões, retirar-se do processo. As decisões individuais serão sempre respeitadas.
É perfeitamente natural que apareçam duvidas, hesitações ou mesmo recusas quando um dador é contactado. Mas depois de ponderados os prós e contras, o dador deverá tomar uma decisão e saber que, se for alterada tardiamente, poderá ser fatal para o doente.

Quem paga o processo da doação?

Todos os procedimentos médicos que envolvem a doação são cobertos pelo subsistema de saúde do doente, bem como as viagens e outros custos não médicos. Os únicos custos que poderão vir a ser imputados ao dador são os referentes ao tempo que necessita despender no processo de doação.

Só se pode dar medula uma vez?
Não, a medula é um tecido que se regenera rapidamente, pelo que é possível fazer mais do que uma dádiva.

Campanha IKEA e Operação Nariz Vermelho

Campanha de recolha do Catálogo IKEA 2009 a favor da Operação Nariz Vermelho
A IKEA lança a campanha de reciclagem do seu catálogo, acção de carácter ambiental que desenvolve todos os anos, em que convida os seus clientes a devolveram o Catálogo IKEA 2009. Este ano a IKEA transformou esta acção de carácter ambiental, também num projecto social apoiando a Operação Nariz Vermelho.

O IPO de Lisboa associa-se à Campanha de recolha do Catálogo IKEA 2009 a favor da Operação Nariz Vermelho, disponibilizando nas suas instalações um ponto de recolha/entrega dos catálogos - no 4º piso do Pavilhão Central - hall do refeitório e no Serviço de Expediente piso 0 do Pavilhão Administrativo.

Assim por cada Catálogo IKEA 2009 recebido a IKEA oferece 1€ à Operação Nariz Vermelho.

Ao entregar o seu Catálogo IKEA 2009, estará a ajudar o meio ambiente e a levar mais sorrisos a todas as crianças hospitalizadas.
Saiba mais: Operação Nariz Vermelho IKEA